Linguagem Corporal (MAP)

Eu quero dar algumas dicas sobre sinais corporais que precisam ser evitados em circunstancias especiais como: Treinamentos, negociações, gravações de vídeos, reuniões e principalmente diante de clientes. Que são os gestos do tipo MAP – Manipuladores, Adaptadores e Pacificadores. Entre estes sinais estão:

  • Ficar tocando em objetos pessoais durante a interação como anéis, relógios, correntes, braceletes, brincos… ( esse gesto é usado como um tipo de ancora, para nos sentirmos mais seguro durante uma situação desconfortável);
  • Manipular objetos durante a interação como canetas, lápis, papeis em geral… (essa é a forma que o corpo encontra para liberar ansiedade);
  • Ficar se tocando durante a interação: Cabelo, pescoço, face, orelha, nuca, cutucar as unhas… (o gesto de se auto acariciar é uma forma do corpo buscar afago e consolo diante de uma situação de stress).

Sinais do tipo MAP (somados a certas circunstancias) são interpretados como gestos que demostram insegurança, anciedade e nervosismo. Estes sinais são péssimos em momentos de alto aposta como apresentações, negociações e fechamento de acordos.
Mesmos que você diga: – Há… Renato, eu não faço isso… Eu te digo, sim! Você faz :p

De uma maneira geral a nossa linguagem corporal é controlada pelo nosso subconsciente, ou seja, ele quase sempre retorna aquilo que sentimos e realmente desejamos, além daquilo que verbalizamos. Portanto, se você ficar nervoso ou ansioso em uma situação o seu corpo vai tentar expressar esse sentimento de alguma forma, e tudo o que poderemos fazer neste caso é tentar suprimi-los. Como? Utilizando gestos de cluster positivo e assertivo. Como manter a coluna reta e os braços relaxados, manter as mãos sempre a vista e utilizar gestos ilustradores (que transmitem calma e confiança) como gesticular moderadamente as mãos quando estiver falando, buscando sempre manter os polegares para cima … Falarei mais sobre ilustradores no próximo post.


Linha de pesquisa: Albert Mehrabian e Kinesics